Mostrar Aviso

Campanha Março Azul alerta para a prevenção do câncer colorretal

O câncer colorretal (CCR), aquele que atinge o intestino grosso ou reto, é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos que mais mata. Daí a importância de mobilizarmos a população para o mês de conscientização da campanha Março Azul. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta quarta-feira (24) conversou o presidente da Comissão de Ações Sociais da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e coordenador da campanha em 2021, Marcelo Averbach.

Segundo o médico, o câncer colorretal é o segundo com maior frequencia, tanto em mulheres como nos homens, além de bastante incidente. Nos homens, ele só é ultrapassado pelo câncer de próstata. E na mulher, pelo câncer de mama. Entre os sintomas mais comuns para a detecção precoce estão a alteração do hábito intestinal, dor abdominal, perda de peso e sangue nas fezes.

Na entrevista, Averbach fala também sobre os principais fatores de risco: ambientais e hereditários. No primeiro, ele afirma que basicamente referem-se a forma de vida da pessoa, como ela se alimenta. Sem falar na atividade física e evitar vícios como o tabagismo. Já quanto ao histórico familiar, principalmente entre parentes de 1º grau, ele alerta para um maior fator de risco.

Ouça a entrevista completa, no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Fonte: Rádios EBC
https://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2021/03/campanha-marco-azul-de-prevencao-do-cancer-colorretal