Mostrar Aviso

Cuidados com a saúde do trabalhador geram benefícios para empresas e funcionários

Ao ser contratado para trabalhar em uma empresa, o funcionário passa pelo chamado Médico do Trabalho. Trata-se de uma consulta para a avaliação da saúde de acordo com os pré-requisitos do cargo a ser ocupado. O mesmo acontece quando há rescisão de contrato. Esse procedimento é uma obrigatoriedade que o Ministério do Trabalho impôs a todas as empresas, visando observar e resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Mas, atualmente, a Saúde Ocupacional vai muito além da consulta para admissão, periódico e rescisão do contrato de trabalho. É importante que as empresas desenvolvam programas de longo prazo, de acordo com a rotina do funcionário, a partir de campanhas que fomentem a saúde. E cada vez mais os empregadores têm percebido que a promoção da saúde dentro das organizações gera benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador.

 “A empresa que possui programas de promoção da saúde demonstram comprometimento com o empregado. Ações bem sucedidas de Saúde Ocupacional deixam transparecer o cuidado com o empregado que é o patrimônio mais valioso de uma organização. Ao sentir-se acolhido e cuidado pelo empregador, o funcionário se torna mais engajado e motivado. Além disso, o monitoramento periódico da saúde possibilita à empresa realizar diagnósticos precoces evitando, assim, doenças graves e o possível afastamento de funcionários”, explica Carlos Rodrigues de Alencar, coordenador da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do Grupo Hermes Pardini.

Carlos ressalta que os benéficos são tanto para a empresa quanto para o funcionário. “O empregador se beneficia com a sustentabilidade de seu negócio, pois manter a sua mão de obra saudável diminui o absenteísmo, aumenta a produtividade e preserva o conhecimento dentro da empresa. Para o empregado as vantagens são ainda mais claras: nossa saúde é nosso maior bem, preservá-la é o melhor investimento e a empresa se preocupa com isso”, afirma.

Para atender as demandas das organizações, as empresas de saúde têm se especializado. O programa de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do Grupo Hermes Pardini, por exemplo, oferece soluções para que as empresas garantam o bem estar dos funcionários. Os pacotes oferecem desde programas de prevenção de danos para monitorar a saúde dos trabalhadores em situação de riscos – como aqueles expostos a produtos químicos, radiação, poeiras, carregamento pesado entre outros riscos – até ações para o controle de absenteísmo e para a promoção e prevenção da saúde a partir de ações voltadas para a qualidade de vida.

prevenção de danos é focada em evitar que aspectos do trabalho interfiram na saúde dos funcionários. Os empregados, especialmente aqueles que trabalham em condições perigosas, como radiação, substâncias químicas, agrotóxicos, fumaças e poeiras intensas, ruído elevado,  carregamento de peso etc, são avaliados periodicamente para monitorar os riscos a que estão expostos. “Isso possibilita a intervenção da empresa antes que ocorra alguma doença. Como exemplo, estão os técnicos de radiologia, que são examinados semestralmente para avaliar a dose de radiação a que foram expostos e exames de sangue para diagnosticar precocemente qualquer alteração na saúde”, detalha Carlos.

A promoção e prevenção da saúde atua na qualidade de vida dos funcionários com ações simples como o desenvolvimento de programas para alimentação saudável, exercícios físicos regulares, prevenção de hipertensão, diabetes e obesidade, programas de saúde mental,  alívio do estresse e cansaço etc. “Dentro do próprio Hermes Pardini, por exemplo, realizamos o programa Saúde em Foco, para que os funcionários acima do peso e, muitas vezes, com doenças como hipertensão e diabetes, façam acompanhamento com nutricionista nas dependências da empresa, durante o horário de trabalho. Com essas ações, educamos o empregado para buscar sempre uma qualidade de vida. É muito importante que a empresa se preocupe com a saúde do funcionário dentro e também fora do ambiente de trabalho”.

Carlos chama a atenção para os benefícios gerados pela Saúde Ocupacional com relação ao absenteísmo. “A empresa que possui um programa de Saúde Ocupacional específico tem mais condições de acompanhar os afastamentos por motivo de doença. Fornecendo acompanhamento médico ao funcionário doente, o empregador ajuda a buscar o diagnóstico com mais rapidez e, consequentemente, o tratamento eficiente. Ao agilizar e otimizar o tratamento, a empresa possibilita ao empregado se reestabelecer mais rápido, retomando mais cedo as suas atividades”.

O acompanhamento preciso possibilita, ainda, levantar dados estatísticos sobre o adoecimento dos funcionários e realizar, assim, programas preventivos voltados para as doenças mais comuns dentro empresa, que muitas vezes podem ser evitadas com ações simples. “Ao perceber, por exemplo, que muitos empregados estão ficando gripados ou com outras doenças respiratórias, a empresa pode realizar uma campanha de vacinação nas suas dependências. A vacinação dos funcionários aliada às ações de conscientização, como a prática da limpeza dos equipamentos de ar condicionado e o incentivo ao hábito de higienização das mãos, têm impacto positivo na saúde da empresa”, diz Carlos.

Outros serviços de medicina diagnóstica e preventiva ainda podem ser acoplados aos programas de Saúde Ocupacional. No Hermes Pardini, por exemplo, as empresas conveniadas, entre elas o Sebrae, Fiat, Belgo, V&M e Caixa, encontram uma ampla rede para realização de exames de imagem, com 1.800 exames disponíveis, além dos exames de análises clínicas com a oferta de 2,4 mil tipos, serviço de vacinação, consultas de nutricionista, fonoaudiologia, saúde do viajante e diversos pacotes de check-up (uma avaliação completa de saúde realizada comodamente em um só local e horário, garantindo aos colaboradores um acompanhamento completo da saúde sem tomar muito de seu tempo).