Síndrome pós-covid-19 preocupa especialistas

Especialistas na Europa, na China e no Brasil encontraram sequelas crônicas em pacientes que já foram curados do coronavírus, é a síndrome pós-covid-19. As reclamações incluem dor intensa no tórax, cansaço físico e até mesmo confusão mental.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta quarta-feira (22), Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em dor, acupuntura e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), explicou como a síndrome afeta o organismo.

 

“Os pesquisadores viram que algumas pessoas que tiveram sintomas da covid-19, depois de quatro a seis semanas após a recuperação, apresentavam sintomas de dor e cansaço que não eram motivados por nenhuma doença. Então identificaram que esse vírus pode causar sintomas, uma reação auto imune pós-viral”, explicou. 

 

A dor crônica é mais comum em pacientes que ficaram internados por vários dias devido à contaminação pelo coronavírus, mas a síndrome também pode atingir pessoas que tiveram sintomas leves ou moderados. 

 

“É uma síndrome que acomete mesmo pessoas jovens e saudáveis, sem nenhum problema crônico. A grande maioria acaba tendo os sintomas e aos poucos vai melhorando, não terá problemas ou sequelas, mas uma minoria vai desenvolver esses sintomas que serão crônicos”, afirmou.

 

Segundo o médico, por se tratar de uma nova descoberta, o tratamento da síndrome pós-covid-19 ainda é demorado. Mas os sintomas podem ser amenizados com fisioterapia, acupuntura e com o uso de medicamentos prescritos.

1
Olá,
Podemos ajuda-lo ?
Powered by