Mostrar Aviso

Coronavírus: Anvisa reforça vigilância em portos e aeroportos brasileiros

O presidente da Anvisa, Agência Nacional de vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, informou, nesta segunda-feira (27), que reforçou a vigilância nos aeroportos e também em portos brasileiros, principalmente vôos e navios que venham da China.

 

No entanto, ele explicou que não há novidades na abordagem da Anvisa, que já segue protocolos pré-estabelecidos em situações de risco, como nos casos do vírus Ebola e da gripe H1N1.

 

Na avaliação da agência, mesmo com o aumento do alerta, só serão feitas triagens de embarcações e aeronaves vindas da China se houver notificação de um caso suspeito, seja de tripulante ou de passageiro.

 

Em coletiva de imprensa, em Brasília, Barra Torres  reforçou que não há nenhuma investigação em curso de caso suspeito no Brasil.

 

A informação foi dada após rumores de que tripulantes com suspeita dos sintomas do coronavirus, teriam desembarcado no porto de Santos, em São Paulo.

 

A Anvisa criou um grupo de trabalho para lidar exclusivamente com ações envolvendo o monitoramento da doença.

 

Desde o fim de semana, os aeroportos brasileiros começaram a divulgar um alerta da Anvisa.

 

Em uma mensagem de áudio, de 1 minuto de duração, a agência orienta os passageiros que chegaram da China e estão com sintomas como febre e tosse a procurar uma unidade de saúde.

 

Também são dadas orientações para evitar a transmissão de doenças, como lavar as mãos, principalmente antes de consumir alimentos, usar lenços descartáveis e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

 

Por http://radioagencianacional.ebc.com.br/