Ser humano recebe 70% da radiação solar de sua vida na rotina e não no lazer

As férias e o verão geralmente são épocas em que o uso do filtro solar é intensificado. Porém, estudos mostram que pelo menos 70% da radiação solar que recebemos durante a vida é adquirida no dia a dia, e somente 30% da radiação é obtida durante momentos de lazer. Por isso é recomendado o uso diário de roupas e acessórios com proteção UV, barracas e protetores solares, mesmo em dias nublados ou durante o trabalho, como explica o diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr, Egon Daxbacher

 

O órgão recomenda produtos com fator de proteção a partir de trinta para se proteger do sol. O protetor deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e reaplicado pelo menos a cada duas horas. Além de passar diariamente o filtro solar, a servidora pública Ana Maria Bastos, de 56 anos, sempre recomenda o mesmo à família. Para ela, o protetor é tão importante que deveria fazer parte da cesta básica do brasileiro.

 

Além disso, é preciso evitar a exposição solar entre nove da manhã e três da tarde. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro item indispensável são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

 

É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores. Além de filtro solar, a proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos e esparadrapos.

 

Em crianças, o filtro solar pode ser usado diariamente com orientação médica a partir dos seis meses de idade.

1
Olá,
Podemos ajuda-lo ?
Powered by