Mostrar Aviso

Bilirrubinas

O que é?

O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina.

A dosagem de bilirrubina no sangue serve, portanto, para avaliar o funcionamento do fígado. Se há um excesso dessa substância no sangue, é sinal de que ela não está sendo corretamente filtrada a descartada pelo fígado.

Bilirrubina circula na corrente sanguínea em duas formas:

Bilirrubina indireta (ou não conjugada): essa forma não se dissolve em água e é a bilirrubina que viaja na corrente sanguínea para o fígado, onde é transformada em uma substância solúvel

Bilirrubina direta (ou conjugada): quando a bilirrubina indireta chega ao fígado é excretada na forma de bile, constituindo um dos pigmentos biliares. Essa substância então retorna à corrente sanguínea para ser excretada nas fezes. Por ser solúvel em água, a bilirrubina conjugada é encontrada em pequenas quantidades na urina.

Bilirrubina total e os níveis de bilirrubina direta são medidos no sangue, enquanto que os níveis de bilirrubina indireta são derivados a partir das medições de bilirrubina total e direta.
LACI – Laboratório de Análise Clínicas

Rua 10 de Maio, nº 563/ loja 03 – Centro – Itaperuna /RJ
Telefone: (22) 3824-3732
Whatsapp: (22) 99268-7019
Email: laci@laci.com.br