Mostrar Aviso

Itaperuna já possui teste rápido de chikungunya com liberação do resultado no mesmo dia

O município de Itaperuna, localizado na Região Noroeste Fluminense, já conta com teste rápido de chikungunya (IGG e IGM), com a liberação do resultado no mesmo dia.
De acordo com a Dra. Leticia Silva Guimarães, farmacêutica do Laci Laboratório, único em Itaperuna a fornecer o resultado do exame no mesmo dia, o teste rápido é altamente eficaz.
– A tecnologia aplicada durante o processo detecta em pouco tempo anticorpos de chikungunya, essa doença infecciosa que tem sido noticiada constantemente pela mídia, não só em nosso estado, como em todo o Brasil – lembra a farmacêutica.
Ainda segundo a farmacêutica, a importância de o paciente ter à disposição o resultado preciso o quanto antes, é essencial, pois, a febre chikungunya apresenta um quadro muito parecido com os sintomas de dengue. Entretanto, é importante diferenciar o diagnóstico das duas doenças, uma vez que a dengue é mais grave e seu tratamento pede um acompanhamento mais próximo. Também há casos registrados, em que as duas doenças ocorreram ao mesmo tempo.
CHIKUNGUNYA
Segundo o Ministério da Saúde, a chikungunya “é uma doença febril cuja característica clínica mais importante e debilitante é a artralgia, mas, algumas manifestações clínicas são parecidas com as de dengue e o vírus zika”. E, dentre os sintomas da doença os principais são febre alta; dores intensas nas articulações dos pés e das mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos; e ainda podem ocorrer dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.
Por fim, a farmacêutica Dra. Leticia falou sobre a necessidade de todos colaborarem no combate ao mosquito transmissor.
– Precisamos nos conscientizar e fazer a nossa parte. Então, nunca é demais lembrar que devemos eliminar ou cobrir os locais que possam acumular água parada, como pneus, latas, vidros, caixas d’água e outros; coloque areia nos pratos dos vasos de plantas; lave e escove os bebedouros de animais; mantenha ralos, canos e calhas desentupidos; dentre outras ações. Faça uma vistoria de dez minutinhos por semana, no quintal e na sua casa, dessa forma, você será mais um a combater o mosquito – finaliza.

Melhores informações sobre o teste rápido de chikungunya ou sobre outros exames podem ser obtidas no Laci Laboratório, Rua 10 de Maio, 563 (loja 03), Centro, em Itaperuna/RJ. Ou através dos seguintes contatos: laci@laci.com.br | (22) 3824-3732 | 9 9268-7019 WhatsApp.
Informação: Eusébio Dornellas | Agência Comuniqque – www.comuniqque.com<http://www.comuniqque.com/>
COMUNIQQUE – Nós cuidamos da sua comunicação!<http://www.comuniqque.com/>
www.comuniqque.com