Mostrar Aviso

Pessoas com doenças de pele ainda enfrentam preconceitos

O enfermeiro especializado em Doenças de Pele, Antonio Rangel, convidado para participar do Tarde Nacional, falou sobre o preconceito que as pessoas com doenças de pele sofrem.
“É uma realidade dura porque a pessoa já passa por um problema grave e muitas vezes crônicos e incuráveis e já tem o sofrimento físico em relação a dores, odores e aparência da pele. O que mais essas pessoas precisam na verdade seriam o apoio, um abraço amigo, um aperto de mão, um beijo. E por muitas vezes, por desconhecimento da população, acabam sofrendo preconceitos achando que são doenças transmissíveis que podem pegar no toque no beijo no abraço ou mesmo no mesmo ambiente”, explica o enfermeiro.

As doenças de pele mais comuns e visíveis são os eczemas, uma inflamação crônica da pele; o vitiligo, que é uma despigmentação que causa manchas esbranquiçadas na pele; a epidermólise bolhosa, que é incurável e causa deformidades nas mãos e nos pés; e a psoríase. Antonio Rangel explica que todas são doenças de pele não contagiosas.

Saiba mais sobre as doenças de pele e os detalhes do caso da criança que sofreu preconceito durante uma viagem de avião, nesta entrevista.